Arroz integral engorda?

Arroz Integral EngordaSe você se preocupa com o seu corpo e deseja tanto emagrecer como ganhar peso, nesse artigo vamos responder a sua dúvida: será que o arroz integral engorda ou emagrece?

Nesse artigo, vamos comparar alguns fatos importantes sobre o arroz integral versus o arroz branco, comum, assim como outros tipos de arroz que encontramos no mercado. Descubra agora mesmo qual o melhor arroz para incluir na sua dieta!

Arroz Integral – Calorias

Tabela Nutricional Arroz IntegralLogo à direita, você pode conferir uma tabela nutricional simplificada do arroz integral, com informações obtidas pela TACO – Tabela Brasileira de Composição de Alimentos, desenvolvida pela Unicamp.

Como você pode perceber, a cada 100 gramas de arroz integral cozido, nós obtemos um total de aproximadamente 124 kcal, sendo a maior parte dela composta por carboidratos, tendo ainda uma pequena porção de proteínas e lipídeos (gorduras).

Nessa mesma tabela, 100 gramas de arroz tipo 1 cozido nos fornece 128 kcal, enquanto 100 gramas de arroz tipo 2 cozido apresenta 130 kcal. Para você ter uma ideia mais aproximada, 100 gramas de arroz equivalem a aproximadamente uma colher de arroz (daquelas maiores) cheia e mais metade.

Portanto, a primeira conclusão à qual chegamos é bem simples: as calorias do arroz integral e do arroz branco são praticamente as mesmas. Não se engane.

Benefícios do arroz integral

A grande diferença de utilizar o arroz integral ao invés do branco em nossa dieta também é simples: o arroz integral é, de longe, muito mais saudável.

Você já deve ter ouvido falar por aí que o processo de refinação do arroz branco é prejudicial à saúde e utiliza vários diferentes compostos químicos para obter a cor desejada. Não apenas isso é verdade, mas além disso, o preparo industrial do arroz branco retira grande parte dos seus micronutrientes (vitaminas e sais minerais) que são extremamente úteis tanto para quem deseja ganhar peso como para quem busca emagrecer.

O arroz integral tem 2,7 gramas de fibra alimentar, contra 1,6 gramas e 1,1 gramas do arroz branco tipo 1 e tipo 2, respectivamente. As fibras alimentares são úteis para “encher” o estômago de quem procura emagrecer, sendo benéfico nesse aspecto para a perda de peso. Porém, se você lê o nosso site, sabe também de que fibras são importantes para quem deseja engordar também, quando usadas de modo inteligente.

Agora, pasme: o arroz integral tem 59 mg de Magnésio contra apenas 2 a 6 gramas do arroz branco! Em relação ao Fósforo, os achados também são impressionantes: 106 mg para o arroz integral contra 18-22 do arroz branco. A quantidade de ferro triplica e a de potássio é 3 a 4 vezes maior no arroz integral!

Fora isso, as quantidades de cobre, zinco e cálcio são semelhantes nos dois tipos de arroz.

E então, o Arroz Integral engorda?

Viu como fica absurdamente fácil perceber, com base em dados oficiais e de pesquisas científicas, como o arroz integral é extremamente mais saudável para nossa dieta? É por isso que, mesmo contendo uma quantidade maior de fibras alimentares, nós recomendamos o arroz integral em dietas hipercalóricas.

E, se você deseja emagrecer, os benefícios são ainda maiores, já que estará ingerindo uma quantidade maior de fibras alimentares (o que diminui a fome até a próxima refeição) e muito mais micronutrientes, o que são importantes e geralmente estão em falta em dietas mal preparadas como a Dieta Dukan.

Espero que tenham gostado de mais este artigo e até a próxima. Como sempre, se tiver qualquer dúvida, deixe um comentário logo abaixo!

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