Biscoito de polvilho engorda ou emagrece? Descubra!

O biscoito de polvilho é com certeza um alimento apreciado por muitos. Prova disso é o fato de que podemos fazer o biscoito de polvilho nas mais diferentes formas: biscoito de polvilho doce, salgado ou azedo, frito ou assado e por aí vai. Nesse artigo de hoje, vamos conversar sobre as calorias e os dados nutricionais do biscoito de polvilho e responder a pergunta: será que biscoito de polvilho engorda? Mesmo você procurando engordar ou emagrecer, tenho certeza que poderá retirar suas dúvidas logo abaixo.

Biscoito de Polvilho Engorda

O que é o polvilho?

O polvilho nada mais é do que a fécula de mandioca, ou seja, o amido da mandioca. O amido, por sua vez, é um polissacarídeo (um açúcar de cadeia longa), que é utilizado pelos vegetais como uma forma de reserva de energia.

Informações nutricionais do biscoito de polvilho

Biscoito de Polvilho Tabela Nutricional
Exemplo de tabela nutricional do biscoito de polvilho, rico em carboidratos, sódio e, em alguns casos, gorduras.

Por conta de o polvilho ser um amido (carboidrato de cadeia longa), o biscoito de polvilho é um alimento rico principalmente em carboidratos. Dependendo da forma como ele é produzido (se frito ou assado), o biscoito de polvilho pode conter ainda uma quantidade considerável de gorduras, além também de sódio na maioria dos produtos industrializados disponíveis no comércio.

A mandioca pura, um alimento básico (assim como como arroz, milho, trigo, soja e outros), semelhante à batata comum, é uma boa fonte de energia, porém tem uma menor quantidade de proteínas e nutrientes essenciais se comparada à outros alimentos básicos.

Portanto, nós podemos concluir que, basicamente, o biscoito de polvilho é um produto rico em carboidratos e sódio, além de gorduras de diferentes tipos dependendo do produto industrializado e da forma como é feito (se assado ou frito), contendo geralmente uma pequena quantidade de proteínas e de micronutrientes (vitaminas e sais minerais).

E então, biscoito de polvilho engorda ou emagrece?

A grande sacada do biscoito de polvilho é sua forma relativamente aerada. Em um grande volume do biscoito, há uma pouca quantidade de calorias, devido a sua densidade baixa. Isso faz com que o biscoito de polvilho seja útil como um alimento que “enche” sem engordar, o que pode auxiliar na dieta de pessoas que desejam emagrecer.

Biscoito de Polvilho Frito
Evite o biscoito de polvilho frito ou utilize óleos saudáveis como o óleo de coco

Portanto, a nossa conclusão é a de que o biscoito de polvilho não engorda, principalmente se você tomar alguns cuidados (caso queira emagrecer). O primeiro dele é utilizar o biscoito de polvilho em sua forma assada ou, caso frita, com óleos de boa qualidade e saudáveis (como o óleo de côco). Além disso, é interessante usar o biscoito de polvilho no lanche da manhã e da tarde (antes do almoço e do jantar). Se você deseja emagrecer, é importante sempre lembrar de se alimentar de 3 em 3 horas (se você passar a tarde inteira sem comer, vai descompensar no jantar!). O biscoito de polvilho, nesse caso, é um bom substituinte para manter você satisfeita(o) no período entre refeições, ao mesmo tempo em que se torna uma refeição com menor quantidade de calorias (se você conseguir não exagerar na quantidade!).

Já caso você queira engordar, é claro, utilize o biscoito de polvilho com moderação para que você não perca a fome nas grandes refeições e, sempre, opte pelos biscoitos com uma formulação mais saudável, com menos gorduras trans e saturadas, mais mono e poli-insaturadas e, se possível, enriquecido com micronutrientes.

Biscoito de polvilho enriquecido com fibras

Essa é uma ótima alternativa especialmente para as pessoas que querem perder alguns quilinhos na balança. Algumas formulações de biscoitos de polvilho industrializados são enriquecidas com fibras, o que aumenta a saciedade e melhora o trânsito intestinal. As fibras são grandíssimas aliadas na perda de peso e na saúde do seu intestino.

Com esse artigo, tenho certeza de que você pode responder aquela eterna dúvida se o biscoito de polvilho engorda ou não. A chave para a boa escolha é planejar sua dieta corretamente e escolher produtos saudáveis! Tem alguma dúvida? Deixe um comentário! Até a próxima!

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *