Caqui engorda?

Caqui EngordaO caqui é definitivamente uma das frutas mais apreciadas pelos brasileiros e pela população de grande parte do planeta. Acredita-se que a fruta tenha se originado primeiramente na China e nos arredores asiáticos, inclusive no Japão, sendo usada há mais de 2.000 anos. Aqui no Brasil, a fruta é cultivada desde meados de 1890, com espécies variando bastante em relação ao gosto açucarado e à textura fibrosa. Hoje, vamos responder uma dúvida comum de muitas pessoas: será que o caqui engorda?

Benefícios do Caqui

O Caqui, além de seus macronutrientes (proteínas, carboidratos e gorduras que nos fornecem energia – calorias), contém uma série de micronutrientes importantes e benéficos para nossa saúde.

O caqui nas suas mais variadas formas é fonte de Betacaroteno, que é uma das formas de se obter a Vitamina A, essencial para termos uma boa visão, além de unhas e cabelos resistentes e desenvolvimento ósseo adequado.

Além da Vitamina A, o Caqui é fonte também das Vitaminas E e C, além dos sais minerais cálcio, ferro e fósforo em quantidades significativas.

Enfim, caqui engorda ou emagrece?

Tabela Nutricional CaquiLogo ao lado, você pode analisar uma tabela nutricional simplificada da fruta. O caqui, como vemos, é uma fruta cuja composição calórica principal é feita dos carboidratos, que devem ser evitados em excesso para pessoas que buscam emagrecer.

O caqui é uma das frutas mais calóricas que podemos encontrar na natureza. Dependendo da sua natureza e variação, o caqui pode ser tão ou mais calórico do que frutas como a banana, considerada uma grande fonte de calorias. O caqui pode atingir até mesmo 127 kcal em 100 gramas da fruta pronta para consumo, fresca e crua.

Nas formas com calorias mais moderadas, o caqui é mais calórico do que frutas como o pêssego em caldas e a goiaba.

Portanto, o nosso veredicto aqui é de que sim, o caqui engorda, servindo como uma ótima fonte de carboidratos para quem procura ganhar peso e devendo ser evitado para quem deseja perder uns quilinhos a mais na balança.

Espero que tenham gostado do artigo e da tabela nutricional do caqui. Até a próxima!

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *