Caseína: preço, o que é e como usar

CaseínaNo nosso artigo de hoje, vamos falar sobre o suplemento Caseína, uma outra modalidade de suplemento extremamente útil para todos os que desejam ganhar massa muscular. A Caseína é um suplemento alimentar um pouco mais recente no mercado se comparado ao Whey Protein e traz vantagens, objetivos e forma ideal de uso bastante diferentes. Nesse artigo, vamos fazer um apanhado geral das informações mais importantes sobre a Caseína, para que você entenda como ela funciona e o que esperar dela. Aproveite!

O que é a Caseína?

A Caseína nada mais é do que a proteína mais abundante no leite de vaca, constituindo em torno de 80% do total de proteína desse alimento. No leite materno, a Caseína responde por 20 a 45% do total de proteínas. A Caseína tem vários usos além de constituir um suplemento alimentar e é o principal ingrediente na produção de queijos.

A Caseína é ainda uma proteína rica em vários aminoácidos essenciais e 20% de sua composição total é dada pela Glutamina, um dos aminoácidos mais importantes para quem deseja ganhar massa muscular.

Benefícios da Caseína

Caseína BenefíciosO maior e mais importante benefício da Caseína para nós é o seu efeito anti-catabólico: a Caseína tem uma propriedade muito interessante, que é a de formar uma espécie de “gel” ou “coágulo” na superfície do estômago quando é ingerida. Isso atrasa a sua digestão, tornando-a uma fonte de lenta e constante liberação de aminoácidos na corrente sanguínea, durando algumas horas.

Aí está a principal e importante diferença da Caseína para o Whey Protein: o Whey, também derivado do leite, tem uma liberação muito mais rápida no corpo.

Por conta de sua propriedade de lenta liberação a Caseína, quando comparada com o Whey, tem diferentes aplicações e efeitos no nosso corpo:

Enquanto o Whey Protein provoca um rápido e grande aumento dos aminoácidos no sangue, a Caseína leva a uma liberação gradual, causando um aumento moderado e mais constante de aminoácidos no sangue. Por isso, o Whey tem um maior potencial para síntese proteica, estimulando a construção de proteínas em até 68%, enquanto a Caseína aumenta essa produção em aproximadamente 30%.

Porém, como o Whey Protein leva a uma rápida e curta disponibilidade de aminoácidos, ele não é um alimento útil para manter o corpo em um estado de “economia” de proteínas. Como nós bem sabemos, o objetivo final de quem deseja engordar é se manter em um estado anti-catabólico, evitando a perda de energia e de proteínas. Para nós que buscamos esse objetivo, a Caseína é extremamente benéfica.

Como tomar Caseína?

Como buscamos o seu efeito anti-catabólico, o suplemento de Caseína deve ser preferencialmente ingerido durante a noite, antes de dormir. Isso evita grande parte do jejum noturno, mantendo o seu corpo em um estado anabólico por mais tempo, evitando o catabolismo e, consequentemente, perda de energia, massa muscular e peso.

Você pode ingerir uma ou duas doses de sua marca de Caseína preferida à noite, sempre antes de dormir. Se você faz o cálculo de proteínas por quilo de peso, utilize uma dose suficiente para fechar a sua conta diária.

A Caseína pode se manter sob digestão por até 7 horas, o que permite que seu corpo não entre em estado catabólico em praticamente todo o período do sono.

Caseína engorda?

Outra dúvida bastante comum de pessoas interessadas em começar a usar a Caseína é saber se ela engorda ou não. E a resposta é ÓTIMA tanto para quem deseja engordar como pra quem procura perder alguns quilos na balança: a Caseína é um dos melhores suplementos atualmente disponíveis para promover o ganho de massa magra (muscular) em indivíduos que praticam exercícios para hipertrofia (como a musculação e a Calistenia).

Alguns estudos mostram que uma dieta hipocalórica (ideal para quem busca perder peso), associada à suplementação de Caseína e musculação fornece um maior ganho de massa magra se comparada à suplementação com Whey Protein ou nenhuma suplementação. Associada de forma inteligente ao Whey Protein, então, os ganhos são ainda maiores!

Caseína – preço e marcas

A Caseína é um dos suplementos que nós mais recomendamos para quem deseja engordar. Se você ainda tem dificuldades em manter uma ceia com alimentos de lenta absorção e deseja encontrar uma forma mais fácil de ingerir a quantidade de proteínas diárias total da sua dieta, a Caseína vale muito a pena.

Dentre as diferentes marcas, o preço da Caseína inicia em torno de R$120,00, podendo se estender a até R$400,00 de acordo com a qualidade do produto e tecnologia envolvida na sua produção.

De longe, o melhor produto baseado em caseína disponível no mercado é o Syntha-6 da BSN. Se você já tem algum tempo de academia e algum conhecimento sobre as diferentes marcas de suplementos, sabe que a BSN é uma marca extremamente conhecida e respeitada, principalmente por este suplemento que é um dos mais vendidos no mundo inteiro. A BSN conseguiu fazer um suplemento proteico de altíssima qualidade e, com a ajuda da Caseína, consegue manter este alimento em absorção constante por até 8 horas no nosso organismo. E, além disso, uma outra vantagem do Syntha-6 é que você pode usá-lo como substituição ao Whey Protein, se só puder comprar um suplemento neste valor. O Syntha-6, bem usado, pode substituir todas as suplementações que você utiliza hoje, inclusive o Hipercalórico se você conseguir manter a ingesta calórica em níveis adequados no seu dia-a-dia.

Se você deseja um suplemento de Caseína um pouco mais em conta e também de qualidade, a Caseína Micellar da Nutrilatina AGE é hoje um dos produtos com melhor custo-benefício da categoria em território nacional.

Espero que tenham gostado desse artigo e possam retirar suas dúvidas sobre o suplemento Caseína. Se tiver quaisquer dúvidas, deixe um comentário e responderemos assim que possível. Até a próxima!

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *