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Chá Verde: Benefícios e Malefícios

O chá verde é um tipo de chá feito a partir da infusão de uma planta chamada de Camellia sinensis. Esse tipo de chá está se tornando cada vez mais conhecido no Ocidente, e é originário primeiro da China, difundindo-se depois para o Japão a partir de monges mochileiros viajantes entre os dois países. Nesse artigo vou falar um pouco dos benefícios e malefícios do Chá Verde, algo que certamente interessa várias pessoas. Especialmente em relação à saúde existem poucos dados corretos na web, e para criarmos esse artigo fizemos estudos dos últimos artigos científicos e comuns publicados a respeito do Chá Verde. Espero que gostem e aproveitem!

Benefícios do Chá Verde

Chá Verde Benefícios

Chá verde como antioxidante

Vamos começar falando do que o chá verde pode trazer de bom para nossa saúde. O seu principal efeito é o de atuar como antioxidante natural, por conta de substâncias conhecidas como polifenóis existentes em seu composto. Antioxidantes são substâncias que protegem as células do corpo de efeitos danosos causados por radicais livres, que são moléculas ou átomos altamente reativos, que acabam causando efeitos adversos em tecidos do corpo. O efeito antioxidante, evitando (ou minimizando) esses danos causados por radicais livres acaba atuando na prevenção do envelhecimento e de “erros corporais” que possam levar a doenças e até mesmo sendo eficientes no tratamento de algumas patologias.

Chá verde no combate ao câncer

Além dos antioxidantes, os quais segundo estudos também podem evitar o câncer, o chá verde contém outras substâncias como as catequinas e os bioflavonóides, que auxiliam na prevenção desse problema temido por muitas pessoas.

Forcinha para o coração

O chá verde traz substâncias como o tanino, indicado como uma substância que diminui as taxas de LDL, a lipoproteína que carrega colesterol às células e, em excesso, pode causar danos à saúde por conta do excesso de colesterol que fica armazenado em suas células. Vale lembrar, aqui, que o LDL não é o colesterol em si (por mais que popularmente chamemos o LDL de “colesterol ruim”), mas sim a molécula dentro do corpo que carrega o colesterol para dentro das células. É por isso que, em excesso, você terá excesso de colesterol também.

Minimizando as taxas de LDL, o chá verde acaba atuando na prevenção de doenças cardiovasculares, como a temida aterosclerose.

Proteção adicional para o estômago

Segundo estudos efetuados nos EUA e na Coréia do Sul, o chá verde pode atuar também contra uma bactéria chamada Helicobacter pylori, cuja entrada no corpo humano pode causar problemas como úlceras estomacais, gastrite, cancro do estômago, refluxo ácido e até mesmo câncer no esôfago.

Chá verde para emagrecer

O chá verde também tem a propriedade de facilitar o emagrecimento, se usado corretamente. Esse é até mesmo um dos motivos pelos quais esse chazinho ficou tão conhecido no ocidente. Primeiro de tudo, vale lembrar que você não vai deixar de ser gordinho ou vai perder vários quilos da noite pro dia, muito menos com o chá verde. Ele deve ser usado como complemento, em uma boa reeducação alimentar. Comer churrasco todos os dias acompanhado de chá verde definitivamente não vai funcionar e você só se enganará.

O chá verde atua na diminuição da retenção de líquidos, estimula o funcionamento do fígado e combate a prisão de ventre. Mas vale ressaltar: nada de exagerar, tomando inúmeras xícaras de chá verde por dia, pois ele pode prejudicar a absorção de alguns sais minerais, como ferro e cálcio, o que pode piorar a vida de pessoas normais e especialmente as com anemia.

Vitaminas e sais minerais

Além de todos esses benefícios do chá verde à saúde, seu composto contém ainda em quantidade razoável algumas vitaminas e sais minerais essenciais para o ser humano, como a Vitamina B1, B2 e B9 (ácido fólico), Vitamina C, Vitamina K, Manganês e Potássio.

Chá Verde e seus malefícios

Chá Verde Malefícios

Os malefícios do chá verde não são muitos, mas como qualquer outro composto, acaba trazendo alguns probleminhas ao nosso corpo, especialmente quando tomado em excesso. Além disso, vale lembrar que o chá verde não é a “cura de todos os males”. Você não vai virar o super-homem só por tomá-lo, por isso não exagere e nem coloque o chá verde em um pedestal. Tome moderadamente.

O mesmo tanino, substância que comentamos logo acima e que tem relações com a queda de taxas de colesterol no organismo, pode causar gastrites estomacais, principalmente em quem já tem propensão ou já apresenta esse problema. O tanino age no sistema digestório inteiro, então pode causar ainda problemas adicionais fora do estômago (como o fígado) se em excesso.

O chá verde também possui uma substância estimulante chamada teofilina, o que pode diminuir a qualidade do seu sono se você ingerir chá verde em excesso ou muito antes de dormir. Parece que a teofilina não causa insônia em si, mas você não vai dormir com muita qualidade. Por isso, o ideal é tomar sua última dose do dia no máximo até 3 ou 4 horas antes de ir dormir.

Lembrando que, como disse lá em cima, em relação ao benefício do chá verde para emagrecer, que se usado em excesso ele pode dificultar a absorção de ferro e cálcio pelo seu corpo, o que pode trazer vários problemas.

Essas são as principais informações a respeito dos benefícios e malefícios do chá verde. Esse artigo está repleto de informação útil para você que deseja aproveitar as qualidades do chá verde para sua saúde. Se você já usa o chá verde ou tem alguma dúvida, deixe seu comentário!

Sobre Marina Canfield

Um comentário

  1. Qual sería então a dose diária ideal de chá verde?

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