Como calcular o IMC

O Índice de Massa Corporal é uma das melhores formas de descobrir se você está no seu peso ideal. Como o próprio nome já diz, o IMC é uma forma de medir o formato do corpo e sua massa por meio de dois valores bastante simples: a altura e o peso. Descubra como calcular o IMC e para que ele serve aqui.

Usos do IMC

O Índice de Massa Corporal é usado principalmente para detectar se uma pessoa está com sobrepeso ou abaixo do peso e é importante para detectar graus de obesidade.

Porém, o IMC deve ser usado principalmente por pessoas que não praticam exercícios físicos como a musculação ou outros que aumentem a quantidade de massa muscular em detrimento de deposição de lipídios, por exemplo. Isso porque, nesses casos, o IMC pode não dar um valor ideal e útil, podendo ser alto demais, quando na verdade o praticante está com uma composição corporal boa.

Como Calcular o IMC

Como calcular o IMC

O IMC é calculado por uma fórmula simples:

IMC = Massa (em kg) / Altura (em cm) ²

Vamos descobrir como calcular o IMC passo-a-passo? Confira!

Calcular o IMC passo-a-passo

Vamos tomar como exemplo uma pessoa de 1,80 m e 70 kg.

  1. Primeiro de tudo, multiplique a altura por ela mesma: 1,80 x 1,80 = 3,24
  2. Depois, pegue a Massa em kg e divida pelo resultado da conta anterior: 70 / 3,24 = 21,60. Esse é o seu Índice de Massa Corporal!
  3. O terceiro passo é comparar com uma tabela de IMC para descobrir se você está no peso ideal.

Tabela de IMC

A forma ideal de calcular o IMC é comparar os valores de acordo com a idade de cada indivíduo. Isso é importante principalmente no caso das crianças, em que fases de crescimento irão influenciar bastante nos valores do Índice de Massa Corporal. Porém, se você é maior de 18 anos, uma tabela básica pode lhe ajudar a descobrir se está no peso ideal:

O IMC é útil?

Como já comentamos, o IMC varia de pessoa para pessoa, principalmente de acordo com o tipo de exercício físico praticado. Se você quer um valor mais fiel em relação ao seu percentual de gordura, por exemplo, a melhor forma de avaliar isso é por meio de um Adipômetro, com um profissional capacitado (médico, educador físico ou nutricionista, principalmente). Por meio do adipômetro você pode fazer cálculos melhores e chegar a valores exatos de sua massa corporal em kg de ossos, músculos e gordura.

O IMC é útil na prática médica também para descobrir o grau de obesidade dos pacientes, o que influencia bastante na forma de tratamento que deve ser usada. É por meio do IMC que os médicos pesam a necessidade de uso de um medicamento para emagrecer ou de uma cirurgia bariátrica, por exemplo.

E você, descobriu como calcular o IMC corretamente? Compartilhe seus resultados nos comentários desse artigo!

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *