Dieta da Proteína

dieta da proteína é uma das mais famosas e eficazes quando o assunto é a perda de peso. Como o seu corpo estará livre de carboidratos como fonte de energia, a glicose do seu corpo irá acabar diminuindo, acelerando assim a perda de peso.

Tem muita gente que vê o carboidrato como um vilão, que acha que ele é que faz engordar, mas não é bem assim, existe todo um contexto calórico, uma ingestão diária total. Mas como funciona o nosso metabolismo de forma geral? O nosso corpo guarda pouco carboidrato por incrível que pareça, um homem adulto de 70 à 80 kgs vai guardar no máximo de 400 à 500 gramas de carboidrato, ou seja, é um tipo de macronutriente que como o corpo guarda pouco obrigatoriamente você acaba tendo que ingerir mais.

Dieta da Proteína

A forma que os carboidratos são guardados nas nossas células recebe um nome chamado de glicogênio que é armazenado principalmente no fígado e na nossa musculatura. A glicose é higroscópica, se você deixa um pote de frutose aberta no outro dia ela está melada, a explicação é simples ela absorve a umidade, então cada grama de glicose que a gente armazena no nosso corpo guardamos em torno de 3 mls de água também, traduzindo, toda vez que o carboidrato é armazenado em nosso corpo ele guarda água junto, deixando assim aquele aspecto inchado.

O que a dieta da proteína faz?

Dieta das ProteínasEla tem a finidade de zerar o carboidrato, se fala em 66% de gordura 33% de proteína e no máximo 1% de carboidrato. O carboidrato é a fonte primária de energia do corpo e quando você zera ele os estoques do glicogênio que estavam guardados eles vão começar a ser gastos, esse esgotamento de carboidratos leva em torno de 48 horas e algumas pessoas até 72 horas, quando o carboidrato é totalmente exaurido do seu corpo ou seja zerado. O corpo faz uma manobra para ter energia, o figado começa a usar as gordurinhas, degradando as gorduras, o metabólito da gordura é uma molécula que é muito conhecida na fisiologia chamada acetil-CoA. O corpo começa a quebrar a gordura no caso as moléculas grandes e forma um monte de acetil-CoA, acontece que boa parte dessa molécula que foi produzida pelo fígado é utilizada em um outro ciclo de energia do no nosso organismo chamado de Ciclo de Krebs, e para entrar nesse ciclo o acetil-CoA precisa de um substrato chamado oxaloacetato, como esse substrato também depende de carboidrato, ele desvia o metabolismo dessa gordura e o nosso organismo começa a aumentar a produção de cetonas, quando nosso organismo não consegue usar o Ciclo de Krebs ele começa disponibilizar os corpos cetônicos pra corrente sanguínea, e na corrente sanguínea nos temos alguns tecidos que são importantes e acabam utilizando ele como fonte de energia, como o próprio coração e o cérebro, porque a energia do nosso neurônio é basicamente glicose, mas quando começa a faltar a tal da glicose porque eu tirei da dieta o cérebro se adapta a usar esses corpos cetônicos como fonte de energia, por isso que muitas vezes a dieta da proteína também é conhecida como dieta cetônica. Traduzindo toda essa complicação e encheção de linguiça, se eu não tenho carboidrato e tenho corpo cetônico no veio de gordura, logo eu vou utilizar a minha reserva de energia.

Dieta rica em proteína emagrece?

Sem carboidratos, o corpo fica sem energia. O fígado tem, então, que trabalhar para transformar a proteína em energia para o cérebro. O corpo trabalha mais para compensar a falta dos outros elementos e a pessoa emagrece.

Dieta da proteína emagrece

Esse é um tipo de dieta que gera uma perda de peso muito rápida, pra se ter uma ideia um cardápio como o descrito nesse post, se for seguido rigorosamente durante uns 10 dias é possível se perder em torno de 8 kgs, em outras palavras é possível se perder de 4 à 5 kgs por semana, é uma dieta muito severa, mas tem um resultado significativo na perda de peso.

Os perigos da dieta das proteínas:

Dieta da Proteína PerigosA dieta saudável deve ter proteínas, carboidratos e gorduras. O consumo de proteína é essencial para o bom funcionamento do corpo, mas é preciso cuidado com o excesso.

É importante salientar ainda que uma dieta com pouquíssimos carboidratos, junto com exercícios físicos, acaba levando à perda de musculatura e de água, e não de gordura. Vale lembrar que a dieta exclusiva de proteínas não é recomendada por mais de 15 dias!

É muito importante ter acompanhamento de um nutrólogo ou um nutricionista, pois há muitos riscos em fazer a dieta cetônica sem a orientação adequada.

Deve-se consumir 1 grama de proteína para cada 1 kg de peso. Exemplo: Quem pesa 50 kg deve consumir 50 gramas de proteína por dia.

  • As taxas de ácido úrico se elevam e sobrecarregam a função renal devido ao excesso de proteínas consumidas.
  • Consumindo em excesso carne animal, a taxa de gordura no sangue aumenta negativamente, aumentando a sim o mau colesterol.
  • A dieta se torna pobre em fibras, pois ela impede o consumo de carboidratos provenientes de cereais integrais e frutas, trazendo assim diversos problemas como o mal funcionamento do intestino, compromete a massa muscular.
  • Pacientes com problemas renais sérios não devem aderir essa dieta jamais, pois pode agravar ainda mais.
  • Diabético também não devem fazer a dieta das proteínas, porque pode acabar entrando em um quadro de acidose metabólica e pode acabar induzindo ao coma ou a morte.
  • Não é recomendando fazer a dieta no período de amamentação, durante esse período é indicado uma ingestão calórica maior, o leite da da mãe é rico em lactose que é carboidrato, e se ela não consumir esse nutriente ela irá prejudicar a produção do leite e pode ainda acabar sessando a produção.

Dieta das proteínas:

Não pode faltar em hipótese alguma em uma dieta cetônica a água, tome muita água, pois o rim vai ter que trabalhar muito mais, e a única forma de eliminar as impurezas que essa dieta pode trazer é pelo xixi.

Cardapio Dieta das Proteínas

  • Café da manhã

1 ovo cozido ou mexido
1 copo de 200 ml de leite de soja

  • Almoço

100 gramas de filé de peito de frango ou mignon grelhado

  • Lanche

1 fatia de queijo minas frescal light ou ricota light

  • Jantar

100 gramas de filé de peito de frango ou mignon grelhado

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