Gamma Oryzanol

Gamma Oryzanol
O Gama Orizanol é um dos componentes do óleo de farelo de arroz. Será que ele pode auxiliar no ganho de massa muscular?

Olá pessoal! Hoje gostaríamos de falar sobre uma substância chamada Gamma Oryzanol. Se você pratica exercícios físicos e pesquisa sobre diferentes suplementos alimentares, talvez já tenha ouvido falar sobre a substância. O Gamma Oryzanol está presente em uma série de suplementos alimentares (inclusive de marcas bastante conhecidas, como o GH Max da Universal) e traz promessas incríveis de resultados. Porém, na prática de pesquisas científicas, isso não é tão bem comprovado, como veremos nesse artigo. Se você usa, já usou ou até recomendou suplementos à base de Gamma Oryzanol, fique atento!

Gamma Oryzanol: o que é?

O Gamma Oryzanol também é conhecido como Gama Orizanol ou simplesmente óleo de farelo de arroz. O óleo do farelo de arroz é uma substância bastante usada como componentes de produtos cosméticos e componentes de polimento, mas também pode ser usado na indústria alimentar, sendo por exemplo comumente usado como óleo de cozinha em países asiáticos como o Japão e a China. O Gamma Oryzanol, um dos componentes do óleo de farelo de arroz, é considerado um fitoesteroide (esteroide presente em plantas).

Promessas do produto

GH Max Universal
O GH Max da Universal é um dos suplementos que contém Gamma Oryzanol em sua fórmula. Apesar de ser uma ótima marca com belos produtos, esse não podemos recomendar.

Além de ser usado como óleo na cozinha e ter propriedades úteis fora da indústria alimentícia, o Gama Orizanol é “propagandeado” como sendo um componente com diversos benefícios para a nossa saúde.

Primeiro, o Gamma Oryzanol é defendido como tendo o poder de reduzir os níveis de colesterol no sangue por reduzir a absorção de colesterol dos alimentos. Segundo, o Gamma Oryzanol também é divulgado como útil no tratamento da menopausa, pelos seus efeitos sobre o Hormônio Luteinizante (LH), um dos hormônios envolvidos, nas mulheres, com a ovulação e com o período menstrual.

Porém, a terceira e mais importante promessa (para nós) é a de que o Gamma Oryzanol pode aumentar a produção de hormônios Testosterona e GH (Hormônio do Crescimento). Por conta dessa promessa, o Gamma Oryzanol é vendido em uma grande quantidade de suplementos alimentares de diversas marcas, incluindo o famoso GH Max da Universal, prometendo “aumentar os níveis de testosterona e GH naturalmente”, “auxiliar no ganho de massa magra”, “aumentar a queima do excesso de gordura”, “aumentar a força” e “aumentar a energia”.

O Gamma Oryzanol faz o que a indústria de suplementos promete?

Infelizmente, a resposta curta para essa pergunta é não. Os mais desavisados e que não pesquisam bem antes de comprar, acabam caindo em sites (inclusive de profissionais da saúde) que defendem o Gamma Oryzanol como substância que aumenta os níveis de Testosterona e GH do corpo, auxiliando assim incrivelmente no ganho de massa muscular, perda de gordura e outros benefícios.

Olhando estudos científicos sérios mais a fundo, isso não acontece.

O primeiro estudo interessante sobre o assunto (“Gamma oryzanol-plant sterol supplementation: metabolic, endocrine, and physiologic effects“, em português: “Suplementação com o fitoesteride Gamma Oryzanol: efeitos metabólicos, endócrinos e fisiológicos) nos diz duas coisas importantes: primeiro, em situações normais apenas 5% de fitoesteroides ingeridos são absorvidos pelos nossos intestinos, sendo o resto excretado pelas fezes. Segundo, esse mesmo estudo cita outros estudos que constataram exatamente o contrário do que é defendido pela indústria de suplementos alimentares: o Gamma Oryzanol é um produto antianabólico ou catabólico, que quando aplicados em ratos via intravenosa, reduziu a produção de Hormônio do Crescimento e Testosterona!

Inclusive, um desses estudos é o “Effects of gamma-oryzanol on the hypothalamo-pituitary axis in the rat“, em português “Efeitos do Gamma-Oryzanol no eixo hipotálamo-hipofisário em ratos” (para você se situar, o eixo hipotálamo-hipófise é o responsável pela secreção do GH e do LH, sendo este último importante na formação da testosterona. Nesse estudo, usou-se 20 mg/kg de gamma-oryzanol via intravenosa e constatou-se redução dos níveis de GH e Prolactina após uma hora.

Agora, outro estudo importante para nós que buscamos ganho de massa muscular e peso é o “The effects of gamma-oryzanol supplementation during resistance exercise training“, em português, “Os efeitos da suplementação com Gamma-Oryzanol durante treinos com exercícios de resistência”. Esse estudo usou 500 mg/dia de Gamma-Oryzanol e descobriu que, após 9 semanas, não houve influência na performance ou parâmetros fisiológicos de homens que se exercitam com levantamento de pesos. Além disso, essa dose não alterou a concentração de hormônios Testosterona, Cortisol, GH, Estradiol, Insulina ou Beta-Endorfina.

Veredicto

A verdade é que, como nós bem sabemos, a indústria do suplementos é cheia de muita propaganda para poucos benefícios. Nós prezamos MUITO pela qualidade do que divulgamos e você pode ter certeza de que temos um compromisso com o que você está consumindo ou fazendo para ganhar peso e massa muscular. É por isso que, na língua portuguesa, nós somos o primeiro site grande a “falar mal” do Gama Orizanol.

Se você procura por suplementos que REALMENTE farão a diferença nos seus ganhos de massa muscular e perda de gorduras, veja mais sobre o Whey Protein ou até mesmo compre o melhor Whey Protein do mercado. Outro suplemento que vai realmente dar resultados para você é a Creatina e em nosso site, você também descobre qual a melhor Creatina do mercado.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *