Granola engorda ou emagrece?

Este é mais um artigo da nossa série sobre alimentos que engordam e vamos abordar agora um dos alimentos mais apreciados pelos brasileiros e por outros países principalmente da América e da Europa: a Granola! Este alimento, muito consumido principalmente nos cafés-da-manhã, é considerado como uma das mais saudáveis fontes de fibras, calorias e micronutrientes que podemos colocar em nossa alimentação diária. Mas aquela dúvida sempre permanece: será que comer granola engorda ou emagrece? Agora que você já está aqui, descubra a resposta!

Granola Engorda

O que é a granola?

A Granola, ao contrário do que você pode pensar, não é um produto único. Ela é, na verdade, a mistura de vários compostos, principalmente açúcar mascavo, grãos como aveia, fibra de trigo e flocos de arroz, juntamente com sementes oleaginosas como o amendoim e as castanhas.

Benefícios da granola

Benefícios da GranolaPor conta destes compostos, a granola é um ingrediente fácil de se transportar, contando com uma boa quantidade de calorias, mas também fibras, vitaminas e sais minerais, tornando-a um alimento bastante completo.

Formas de consumo da granola

A granola pode ser consumida de diversas formas (e como veremos mais à frente, isso pode influenciar na questão de engordar ou emagrecer). Ela costuma ser consumida principalmente com leite, iogurte e/ou mel, e também junto com outras frutas como morangos e bananas. Porém, é comum encontramos no comércio a granola em forma prensada, como barras de cereais.

E então, granola engorda ou emagrece?

Como alguns dizem, é repetindo que se aprende. Se você já leu alguns outros artigos do Como Engordar, talvez já saiba a resposta para essa pergunta: depende! Na alimentação e com o nosso corpo, praticamente tudo “depende”.

Para quem deseja engordar, usar e abusar da granola é ótimo. Se você procura o ganho de peso, use a granola em combinação com iogurtes integrais, mel, banana e outras frutas. Como nós dissemos acima, a granola é um alimento completo e vantajoso para qualquer pessoa buscando ganho de peso. É difícil encontrar uma desvantagem desse alimento para estes casos.

Porém, se você deseja emagrecer, é importante tomar alguns cuidados. O primeiro deles é a qualidade do produto que você está adquirindo: algumas granolas trazem, por exemplo, flocos de milho em sua composição, o que não é considerado um dos alimentos mais saudáveis. Quando for comprar a sua granola, veja principalmente na tabela nutricional a quantidade de gorduras na sua composição, especialmente as gorduras saturadas. Uma granola de qualidade não terá uma enorme quantidade de gorduras e estas serão, principalmente, do tipo mono e poliinsaturadas, que são gorduras mais saudáveis. É importante que a granola também tenha uma grande quantidade de fibras (pelo menos acima de 10 gramas em 120 gramas do produto).

Além disso, tome cuidado ainda, é claro, com a forma como irá consumir a granola. Se você deseja perder peso, maneire no mel e na adição de outras frutas calóricas (como banana e açaí). Procure consumir a granola com leite e iogurte desnatados.

Ainda, se você deseja tanto engordar como emagrecer, o consumo da granola deve ser feito juntamente com uma dieta saudável em todas as refeições e com a prática de exercícios (visando hipertrofia se você deseja engordar, ou hipertrofia com aeróbicos se o seu objetivo é emagrecer). Só assim você terá o corpo e o peso que deseja!

Outras dúvidas

Iogurte com granola engorda? Se você deseja perder peso, opte por um iogurte com uma pouca quantidade de calorias de carboidratos e maior concentração de proteínas (sempre complementando sua rotina diária com exercícios físicos). Além disso, como dito mais acima, procure uma granola de boa qualidade.

Banana com granola engorda? Associar a banana, que é uma das frutas mais calóricas que podemos encontrar, certamente poderá facilitar o ganho de peso.

Granola light engorda? A granola light é um produto vendido em diversos mercados e comércios, que retira da composição da granola alguns dos alimentos que mais trazem gorduras. Por conta disso, a granola light certamente engordará muito menos por ter uma quantidade calórica geralmente menor. Porém, a granola light traz uma maior quantidade de carboidratos, o que também auxilia no ganho de peso. Além disso, alguns dos alimentos que adicionam gorduras à granola (e que são removidos na granola light) incluem as frutas secas como amendoim e castanhas, fontes de gordura de boa qualidade (mono e poliinsaturadas). Nesse caso, você pode estar perdendo de ingerir alguns alimentos de boa qualidade. Portanto, a nossa dica é sempre associar exercícios na quantidade necessária para que você perca peso, mas que continue se alimentando com uma refeição adequada e saudável.

Espero que este artigo tenha respondido a sua dúvida e tenha lhe despertado uma vontade ainda maior de conhecer o mundo que existe dentro do nosso corpo. Um abraço e até a próxima!

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *