Pipoca engorda?

Pipoca EngordaAh, aquela maravilhosa pipoca de cinema, que “cura” muitos males e tristezas por aí. Quem não gosta? A pipoca é um dos snacks mais populares da atualidade e vai muito bem principalmente na frente da televisão ou da telona de cinema. A tão apreciada pipoca é um grande paradoxo (assim como diversos alimentos): a pipoca engorda ao mesmo tempo que emagrece, e é saudável ao mesmo tempo que não é. Tudo depende basicamente de uma variável: o que está indo junto com a pipoca? Nesse nosso artigo de hoje, vamos responder a popular dúvida: pipoca engorda ou emagrece? Descubra logo abaixo e venha conosco!

Variedades de preparação da pipoca

O grande ponto-chave nesse assunto de saber se a pipoca engorda ou não é saber escolher a variedade certa de pipoca para cada tipo de pessoa. Hoje em dia, há várias formas de se consumir a pipoca: com ou sem sal, de microondas ou de panela, doce ou salgada, amanteigada ou não, com temperos ou sem e assim por diante.

A pipoca é a mesma, mas a forma de preparação é a principal responsável por tornar uma pipoca saudável ou não, “engordativa” ou auxiliadora do emagrecimento.

A pipoca é saudável?

A resposta rápida é: sim! A pipoca é um snack extremamente saudável, quando você consegue prepará-la da forma ideal. O grande problema é que dificilmente encontramos uma pessoa que joga a pipoca na panela, estoura-a manualmente, não adiciona sal ou óleos e come-as “puras”.

Pipoca Saudável

Uma coisa é certa: a pipoca de microondas está longe de ser uma alimentação saudável. A maioria dos produtos comercializados atualmente traz vários prejuízos à saúde, tanto para quem deseja engordar como para quem procura emagrecer. A pipoca de microondas geralmente traz uma grande quantidade de gorduras trans e sódio em excesso, além de conter poucos micronutrientes (vitaminas e sais minerais), fibras ou proteínas.

Além disso, vários compostos químicos presentes em grande parte das marcas do mercado já são considerados prejudiciais à saúde, como a diacetila usada para dar gosto de manteiga à pipoca. As embalagens de pipoca também contêm o chamado Ácido Perfluorooctanoico (PFOA), uma substância carcinogênica e potencial hepatotoxicidade.

Se você se preocupa com a sua saúde, a melhor alternativa é saber exatamente o que você está ingerindo. Para isso, o ideal é aderir à famosa pipoca de panela.

A pipoca emagrece?

A resposta rápida é: sim! A pipoca feita na panela, livre de aditivos como manteiga ou excesso de sal é um snack que pode ajudar muito a diminuir o ponteiro da balança. A pipoca pura, branca, de panela, contém uma quantidade baixíssima de gorduras saturadas, colesterol e sódio. Além disso, é fonte de fibras, que auxiliam na manutenção da saciedade.

Ainda mais, o volume da pipoca é grande e o seu peso, quando estourada, é bastante baixo (tem uma densidade pequena). Isso faz com que uma xícara inteira de pipoca contenha apenas 8 gramas do alimento, o que dá um total de apenas 31 calorias, em média. Quando estourada, a pipoca fica 8 vezes mais volumosa. Como a quantidade de alimento ingerido também é um dos sinais interpretados pelo nosso cérebro para “chamar o sinal da saciedade”, isso vem muito a calhar para quem luta com o ponteiro da balança.

Aqui, o mais importante é maneirar no sal (para não acumular líquidos no corpo, o que também aumenta o seu peso) e nas gorduras de má qualidade.

A pipoca engorda?

Pela terceira vez seguida, a resposta rápida aqui também é sim! Dependendo da forma como a pipoca é feita, ela pode ser extremamente calórica, como a pipoca amanteigada.

Se você deseja engordar, nós não recomendamos o uso da pipoca como fonte calórica, pela má qualidade de suas calorias como já comentamos na seção “A pipoca é saudável?” logo acima.

E você, gosta de pipoca? Espero que pudemos responder suas dúvidas sobre a pipoca engordar ou não e que tenhamos dado algumas dicas de saúde ao mesmo tempo. Um abraço e sucesso com a balança!

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *