Rinoplastia

Com posição privilegiada no rosto ou não, o nariz  é literalmente o centro das atenções quando se trata da busca pela pela beleza. A rinoplastia é uma das cirurgias mais procuradas e comuns em todo o mundo.

Rinoplastia (cirurgia plástica do nariz)

A rinoplastia ou cirurgia de nariz é uma das cirurgias mais complexas da plástica, mas também um dos mais gratificantes quando realizado corretamente. Ela é uma cirurgia de milímetros, minímas mudanças fazem uma grande diferença, por isso deve-se escolher um cirurgião plástico que realmente ame fazer esse tipo de procedimento cirúrgico.

RinoplastiaEla exige um planejamento minucioso no pré-operatório, o mais importante é que o seu problema seja diagnosticado corretamente pelo médico. Além dos exames físicos e dos complementares de laboratório e risco cirúrgico com cardiologista, exames complementares, como a tomografia computadorizada com reconstrução tridimensional, fotos para poder fazer a simulação no computador e planejar a cirurgia são de extrema importância.

Uma pequena incisão é realizada na ponta do nariz e todas as estruturas são expostas. Pode-se corrigir áreas desviadas, retirar excessos e ainda pode acrescentar estruturas (sempre utilizando tecidos do próprio paciente, como septo nasal, cartilagem de orelha e em alguns casos até cartilagem da costela).

Rinoplastia moderna é aquela que deixa um resultado natural e jovem, não mais aquele nariz arrebitado e empinado como antigamente. Ela se torna uma cirurgia para reduzir os excessos e aumentar as deficiências, equilibrar a estrutura e preservar a função. Tudo isso milimetricamente pensado e executado. A rinoplastia é uma cirurgia da parte direita do cérebro ou seja, acima de tudo é uma arte.

Geralmente é utilizado a anestesia geral para este tipo de procedimento cirúrgico. E a maioria dos pacientes podem ir pra casa no mesmo dia da cirurgia e sem a utilização dos tampões (o que impediria a respiração).

A questão da dor é diferente para cada pessoa, algumas não reclamam de nenhuma dor, já outras reclamam bastante, mas na maioria dos casos não há dor intensa.

Resultado

O nariz demora para mostrar o resultado final da rinoplastia, então, muitas vezes a ansiedade dos pacientes de querer ver o resultado imediato, acaba se tornando um pouco frustrante, porque muitas vezes demora de 6 meses até 1 ano para regredir todo o inchaço. Então as pessoas que procuram a cirurgia plástica do nariz devem procurar com um pouco de cautela e sem falsas expectativas para conseguir um nariz perfeito dentro da simetria e seus limites, pois nem todo mundo vai conseguir enquadrar um nariz igual. O que acontece é que muitas vezes as pessoas querem o nariz de tal atriz, de fulano, ciclano, mas não é por aí, o nariz deve sempre ser de acordo com a simetria do seu rosto.Veja abaixo o antes e depois da rinoplastia:

Rinoplastia antes e depois

Vale lembrar que para um resultado perfeito não depende somente do cirurgião, deve-se ter muito cuidado no pós operatório para um resultado perfeito.

Escolhendo o cirurgião plástico

Qualquer cirurgia oferece riscos, mas é sempre importante escolher um bom cirurgião, afinal quanto melhor for o médico mais segurança e qualidade você terá nesse procedimento.

É importante verificar no site da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica se o médico está cadastrado: http://www2.cirurgiaplastica.org.br. Vale lembrar que os cirurgiões plásticos são divididos em membro associado e membro titular.

Eu posso indicar com plena confiança o cirurgião plástico Denis Valente que é conhecido como o cirurgião plástico das misses, e sem dúvidas o melhor do país: Ivo Pitanguy, dr. Julio Wilson Fernandes, dr. Walter Zamarian, dr. Etienne Soares de Miranda e dr. Wagner Montenegro.

Curiosidades

Respirar errado pode influenciar na estética do nariz, por exemplo, grande parte das pessoas quando crianças respiraram pela boca, ocasionando assim alguma má formação no nariz, como é o caso daquele ossinho salto no nariz. Isso acontece porque não é anatômico respirar pela boca, então você respirando somente pela boca, você vai fazer com que ela se transforme num “nariz”, fazendo com que cresça a parte superior, e muitas vezes levando a problemas de dente, por isso é super importante corrigir isso na infância. Não quer dize que todo mundo que tem esse carocinho no nariz tem esse problema de respirar pela boca como origem, existem outras causas para isso, mas pode estar relacionado.

Uma das maiores curiosidades sobre a cirurgia é sobre o preço da rinoplastia, o valor aproximado é de 5 mil mas pode chegar perto dos 30 mil, claro que tudo depende do cirurgião plástico, o valor não é o mesmo para todos, e não quer dizer que porque é barato que é de má qualidade, por isso você deve sempre pesquisar bem sobre o médico antes de qualquer cirurgia.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *