Segredos para não engordar

Todo mundo que ter um corpo bonito e para isso hoje eu vou dar algumas dicas, um resumo básico dos segredos para que não quer engordar!

Em um estudo de intervenção feito no Havaí, EUA, pessoas obesas ficaram livres para comer quanto quisessem e alimentos naturais, à base e plantas e com baixo teor de gordura. Em 3 semanas perderam em média 7,65 kg.

Segredos para não engordar

  • Exercite-se pelo menos 4 vezes por semana: Escolha o exercício que melhor lhe sirva. (Caminhe em passos rápidos, pratique natação, entre numa academia, ande de bicicleta, etc.). Faça com prazer.
  • Coma verduras, legumes e frutas em abundância: Prefira os alimentos crus. Para garantir uma abundante ingestão desses alimentos pouco calóricos, você deve iniciar a refeição com eles. Em geral, a fome que sentimos no início da refeição nos leva a comer mais aquilo que “atacamos” primeiro. Use isso a seu favor, escolhendo um prato e alimentos crus antes dos alimentos cozidos.
  • Prefira alimentos integrais: Por serem muito mais nutritivos que os refinados, os alimentos integrais nos satisfazem com menor quantidade. Você passa a comer menos, mas fica plenamente satisfeito. E isso lhe dá mais uma vantagem: em número de calorias, os integrais empatam com os refinados, mas como você se satisfaz com menor quantidade, obviamente estará ingerindo menos calorias.
  • Mastigue completamente cada bocado que puser na boca: Você sentirá o sabor do alimento por mais tempo, e assim necessitará de menos quantidade para satisfazer-se.
  • Acostume-se a um desjejum reforçado e um jantar muito leve
  • Tome bastante água entre as refeições: Evite líquidos junto com a refeição.
  • Evite aquirir alimentos não saudáveis: Não tê-los por perto livra você do desejo de comê-los

Alerta

Alguns escolhem alimentar-se à base de alimentos vegetais na tentativa de emagrecer. Suas opções, porém, são e alimentos refinados, gordurosos e/ou açucarados. Tais pessoas acabam ganhando peso.

A falta de atividade física suficiente pode neutralizar a vantagem que os alimentos saudáveis oferecem sobre a obesidade.

Alimentação indicada

Os artísticos aspectos e marcantes sabores os alimentos naturais poem ser fonte de prazer: pêssegos bem maduros, mangas suculentas, melancias coloridas, lindos cachos e uva e lichia, morangos fresquinhos, salada de palmito com tomate e azeitonas, etc.

  • Abundância e verduras e legumes frescos ou cozidos no vapor, Varie-os bastante de um dia para o outro, para evitar a monotonia alimentar e garantir a ingestão e uma variedade de nutrientes. Seja, porém, cuidadoso com temperos calóricos (gordurosos).
  • Frutas frescas e receitas feitas com elas: use-as livremente, a menos que haja restrição médica. Quanto à banana e ao abacate, use-os em menor quantidade.
  • Grãos integrais: milho-verde, trigo para quibe, arroz integral, arroz selvagem, aveia, trigo em grão centeio, quinoa, sorgo, etc.
  • Tubérculos: batata-doce, batatinha, cará, inhame, mandioca, mandioquinha. Use-os com moderação, prefira receitas não gordurosas.
  • Feijões: de todos os tipos. Prepare-os com seus temperos favoritos, mas com pouco óleo; evite outras opções gordurosas para temperar, como bacon, toucinho e presunto.

Alimentação contraindicada

  • Alimentos refinados (massas, biscoitos, bolos, pães, lanches rápidos, etc), processados (embutidos, industrializados, salgadinhos, etc) e concentrados (gorduras, óleos, açucarados, etc)
  • Carnes, produtos lácteos não desnatados e castanhas.
  • Guloseimas, refrigerantes, bebidas e sobremesas. Prefira frutas como sobremesa e sucos frescos como bebida.
  • Faça refeições equilibradas, seguindo a distribuição saudável durante o dia: desjejum reforçado, almoço médio e jantar bem leve.

Esquema de cardápio sugestivo

  • Desjejum: 2 frutas + 2 opções integrais (pão integral, aveia, granola, etc) + leite ou iogurte (vegetal ou de origem animal) desnatados + outra fonte proteica (sementes, queijo fresco, castanhas, tofu, como patês ou na forma original).
  • Intervalo: muita água ou chá caseiro sem adoçar ou água de coco. Se houver necessidade, coma 1 ou 2 frutas aquosas (laranja, mexerica, um porção de abacaxi, etc).
  • Almoço: prato grande de saladas cruas + opção e amido integral (batata, massa, arroz integral, etc) + 1 opção proteica (receitas que usem soja, PVT, ovos, queijos frescos, castanhas, sementes, carnes vegetais ou de origem animal) + 1 legume cozido, se desejar.
  • Intervalo: muita água ou chá caseiro sem adoçar ou água de coo. Se houver necessidade, coma 1 ou 2 frutas aquosas (laranja, mexerica, abacaxi, etc).
  • Jantar: 2 opções de frutas ou sucos frescos (preferencialmente com pouco ou nada de açúcar, melado ou mel). Se desejar, adicione uma torrada integral + sopa rala de legumes.

Obs.: As frutas também poderão ser substituídas por saladas cruas.

Antes de dormir, tome água ou água de coco. Se necessitar, tome suco de frutas ou coma uma fruta aquosa.

One Comment

  1. Deizi 7 de outubro de 2013 Reply

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