Suplemento BCAA

suplemento BCAA é um dos mais utilizados no mundo inteiro por homens e mulheres que desejam ganhar peso e massa muscular. Vamos em mais esse artigo, para entender tudo sobre o BCAA? Vem comigo!

O que é o suplemento BCAA?

Suplemento BCAAOs chamados BCAAs são nada mais, nada menos do que uma forma específica de aminoácidos. Como já comentamos em vários artigos, os aminoácidos são as moléculas que, juntas, compõem os peptídeos e proteínas do nosso corpo (e proteínas, por sua vez, são responsáveis pela formação de músculos e de inúmeras estruturas do nosso corpo).

BCAA é a sigla para “Branched-Chain Amino Acid” ou, em português, Aminoácido de Cadeia Ramificada. Este nome é dado simplesmente por conta da estrutura molecular desses aminoácidos, que contém uma porção semelhante a uma ramificação. Dentre os 20 aminoácidos humanos chamados proteinogênicos (que dão origem às proteínas), apenas três aminoácidos são BCAAs: a leucina, a isoleucina e a valina.

Além de serem chamados de BCAAs, estes três aminoácidos são um dos 9 chamados aminoácidos essenciais. Ou seja, nosso corpo não consegue produzir sozinho os BCAAs (assim como os outros aminoácidos essenciais) e estes precisam ser inseridos no corpo pela nossa dieta alimentar.

Então, agora, já podemos entender de forma simples o que é o suplemento BCAA: este suplemento alimentar é uma mistura dos aminoácidos leucina, isoleucina e valina!

Importância dos BCAAs

Agora que já sabemos o que são os BCAAs e o suplemento BCAA, surge outra pergunta: o que faz os BCAAs serem aminoácidos tão importantes para serem consumidos isolados em um suplemento?

Para começar, 35% de todo o nosso tecido muscular estriado esquelético (os músculos que podemos contrair voluntariamente, ou seja, aqueles que usamos nos mais variados tipos de exercícios) é composto por estes três aminoácidos! Isso significa que, se o seu objetivo é o ganho de massa muscular, os BCAAs são definitivamente um pré-requisito importantíssimo.

Mas isto está longe de ser a única vantagem de consumir suplemento BCAA. A maioria dos aminoácidos que chegam ao nosso corpo são metabolizados (convertidos para uso em energia ou usados na construção de proteínas) pelo nosso fígado. Já os BCAAs, por sua vez, seguem contra a corrente: eles são metabolizados principalmente pelo nosso tecido muscular.

E o que exatamente isso significa? Aminoácidos não servem apenas para construírem proteína mas, quando necessário, também podem ser “queimados” para gerar energia no nosso corpo. Em exercícios intensos e de média a longa duração (como a musculação), nosso corpo demanda muita energia para os músculos continuarem firmes no seu trabalho. Nesse momento, nossos músculos começam a consumir o BCAA disponível na região para usarem como energia. É nessa hora que o músculo utiliza a maior quantidade de BCAA e, se você não tiver esses três aminoácidos em quantidades suficientes, seu rendimento não será ideal e seus músculos não conseguem crescer ao máximo (se você utilizou todos os BCAAs disponíveis para energia, não tem mais eles disponíveis como blocos de construção das proteínas musculares!).

Existem ainda inúmeras vantagens dos BCAAs no ganho de peso e massa muscular. Ao utilizar um suplemento BCAA, estudos mostram que nosso corpo consegue guardar uma maior quantidade de glicogênio. O glicogênio nada mais é do que a forma de armazenamento da glicose, especialmente nos músculos e no fígado. Quando nossos músculos estão sob exercícios intensos, eles consomem esse glicogênio. Portanto, a preservação e disponibilidade do glicogênio é fundamental para que os músculos tenham um desempenho máximo. Usando um suplemento BCAA, até 25% menos glicogênio é consumido e seus músculos conseguem se manter firmes por mais tempo de exercício, o que auxilia na hipertrofia muscular.

BCAA engordaPor fim, estudos mostram que suplementos BCAA, quando consumidos antes do treino, estimulam a produção de hormônios anabólicos, especialmente a Testosterona, que tem importância fundamental na síntese de proteínas musculares.

Poderíamos falar ainda de outras inúmeras vantagens dos suplementos de BCAA para a hipertrofia muscular, mas vamos parar por aqui. Acho que já deu para entender a importância e as vantagens deles no nosso treino, né?

BCAA engorda?

O suplemento BCAA é um medicamento feito de pura proteína. Além disso, a quantidade calórica de sua composição é baixa, pois é um produto livre de gorduras e de carboidratos. Isso significa que utilizar o BCAA juntamente com qualquer tipo de exercício (desde aeróbicos até exercícios contrarresistidos, para ganho de massa muscular) previne que você acumule tecido adiposo e serve como fonte para síntese de massa magra (músculos), como já vimos acima, por conta de suas diversas propriedades e vantagens.

Portanto o BCAA engorda, porém de forma saudável: com ganho de massa magra.

Mas, novamente e como sempre indicamos, é importante utilizar o BCAA e a maioria dos outros suplementos, de preferência, juntamente com a prática de atividades físicas regulares, para evitar acúmulo de gorduras.

Como usar BCAA?

Os BCAAs são geralmente são suplementos de rápida absorção e que causam um pico de disponibilidade destes aminoácidos em diferentes áreas do seu corpo, incluindo o tecido muscular. Por conta disso, os BCAAs devem ser preferencialmente usados no período próximo aos seus treinos.

Nós recomendamos o uso de um suplemento BCAA no pós-treino, juntamente com um suplemento que adicione uma maior quantidade de proteínas à sua refeição, especialmente o Whey Protein. Você pode iniciar o uso do suplemento BCAA na dose de 4 gramas por dia, especialmente se tiver menos de 80 kg.

Qual o melhor BCAA para comprar?

Comprar BCAAAssim como praticamente todos os suplementos, são várias as marcas e formulações de BCAAs disponíveis no mercado, para os diferentes tipos de bolso.

Em relação aos BCAAs, temos duas marcas preferidas: o BCAA da Optimum Nutrition (a mesma empresa desenvolvedora do Whey Protein mais vendido no mundo) e o BCAA da Dymatize Nutrition, que sai geralmente um pouco mais barato. Ambos os BCAAs trazem em torno de 1000 mg (1g) de BCAA por dose de 2 cápsulas e opções de compra de 200 ou 400 cápsulas por embalagem.

Estes são os dois BCAAs mais “bem cotados” no mercado atualmente e os mais usados por diferentes esportistas e fisiculturistas que procuram ganhar peso em massa muscular juntamente com seus treinos.

Enfim, este foi o nosso artigo completíssimo sobre o suplemento BCAA. Espero que tenham gostado de mais essa adição à nossa minienciclopédia dos suplementos! Se tiver alguma dúvida ou sugestão de artigo, como sempre, basta deixar nos comentários! Um abraço e até a próxima!

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *